domingo, 4 de agosto de 2013

2013 "Paisagem Sulina - Pelotas em Fluxo", Montenegro, RS. Exposição coletiva do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas do CNPq/UFPEL. "Caminhos do lixo da minha casa: Andrade Neves, Pelotas"(Alice Monsell, 2013). Curadoria: Duda Gonçalves, Raquel Andrade Ferreira e Alice Monsell.

A obra de Alice Monsell, "Caminhos do lixo da minha casa: Andrade Neves, Pelotas"(2013). Instalação inédita ("disposição doméstica") de desenhos, mesa  e banco forrados com impressões a jato de  desenhos de mapas de Pelotas redesenhados e digitalizadas (impressão a jato sobre papéis reaproveitados - já usadas). Na mesa: livros sobre lixo e meio ambiente, nozes pecan, abridor de nozes, pratinhos feitos com papel velho e cola (papietagem), materiais de desenho e caderno de desenho (caderno feito pelo Gráfica Sem Rival em Pelotas que reaproveita seus sobras de papel de impressão). Na parede: desenho da mapa do Centro de Pelotas mostrando "o caminho do lixo que sai da minha casa", lápis grafite, pastel e impressões a jato sobre papel couché muito velho reaproveitado (o papel couché nos desenhos pequenos na parede são de sobras de papel de uma Gráfica falida há muitos anos de Pelotas).  Este trabalho está vinculado ao Projeto de Pesquisa Sobras do Cotidiano e da Arte do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas do CNPq/UFPEL.

A curadoria da exposição coletiva: Alice Monsell, Duda Gonçalves e Raquel Andrade Ferreira do Grupo DeslOCC (CNPq/UFPEL) 

 















O fluxo das vistas de  da Pampa e Pelotas encontra as paisagens montanhosas de Montenegro, RS, uma região conhecida por suas floriculturas, jardins e bergamotas.



 
 











 
 
 
 
 
 



 
 









 
 
 





 
 







 
TV Cultural do Vale:
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário