sábado, 13 de outubro de 2018

2015 PARALELO 31 3a edição, exposição coletiva, obra apresentada: AMASSAR E JOGAR FORA (2015) série de desenhos em grafite sobre papel de excremento de elefante, desenhos apresentados no Casarão 6 - Casa de Cultura da Secretaria de Cultura de Pelotas-SeCULT, das





série de desenhos AMASSAR E JOGAR FORA, 2015, inédita, grafite e pastel sobre papel de excremento de elefante. 












Video sobre a terceira edição exposição coletiva Paralelo 31, curadoria Adriane Hernandez, disponível em: https://www.facebook.com/TVCamaraPelotas/videos/vb.491444434273410/850878654996651/?type=2&theater


Reportagem Diario Popular, https://www.facebook.com/CasaParalela/photos/a.344216052278715/992238764143104/?type=3&theater







Paralelo 31 Arte 23 de Julho de 2015 - 12h31
Terceira edição do começa nesta quinta
Atividades artísticas ocorrerão em diferentes locais da cidade; nesta quinta haverá performance no largo do Mercado Central
A edição mais recente ocorreu em 2012. (Foto: Jô Folha) (Foto: )A edição mais recente ocorreu em 2012. (Foto: Jô Folha)
Começa nesta quinta-feira (23) a terceira edição do Paralelo 31, uma concepção dos integrantes da Casa Paralela. Com duas edições ocorridas, nos anos de 2010 e 2012, o projeto busca ocupar e integrar diversos espaços com foco nas artes visuais da cidade de Pelotas, ao mesmo tempo em que cria uma dinâmica que ativa as relações entre artistas, cidade e público. As trocas se estendem também a artistas de fora da cidade e do Estado que são convidados a participar e a interagir com o público e artistas locais.
Esta terceira edição do Projeto Paralelo 31, mantendo seus propósitos iniciais, estabelece um circuito que além de dar visibilidade para uma parte da produção local, proporciona um profícuo intercâmbio ao trazer trabalhos e artistas de outros localidades, contando por exemplo, com a vinda do curador do eixo de performance da Bienal de Curitiba, para realizar um trabalho de ação que interage com a cidade.
O evento é financiado pela lei de incentivo Procultura, do Município de Pelotas, e inclui exposições organizadas em torno da produção contemporânea de arte ocorrendo simultaneamente em cinco pontos da cidade: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), Casarão 6 (Secult), A Sala (galeria do Centro de Artes da UFPel), Casa Paralela (sediando o evento) e Ágape, espaço de arte.
Sequência de mostras
Nesta quinta-feira ocorrerá a inauguração do projeto com a abertura de uma exposição no Casarão 6, na praça Coronel Pedro Osório, às 18h30min, em seguida, às 19h30min será dada sequência com abertura de outra exposição, desta vez no Malg. Ainda na mesma noite, o público será convidado a assistir a performance do artista Fernando Ribeiro, no largo do Mercado Público, às 21h30min.
Nesta sexta-feira às 18h30min, será inaugurada n’A Sala: Galeria do Centro de Artes da UFPel, uma exposição em que o enfoque é o vídeo, ações artísticas e vídeo arte. Na sequência desta exposição haverá abertura na Casa Paralela, desta vez de quadrinhos (HQ) e fanzines, acontecendo também uma, Paradinha Gráfica Paralela - nome dado em referência a já tradicional Parada Gráfica que acontece anualmente, no Museu do Trabalho, em Porto Alegre -, trata-se de uma pequena feira relâmpago de quadrinhos e fanzines, isso tudo começa às 19h30min.
No sábado será a vez do Ágape e o encerramento das atividades de abertura do Paralelo 31, acontecendo uma exposição de obras que transitam entre desenho, pintura, fotografia e gravura, a partir das 16h. Todas as exposições ficarão abertas à visitação pública durante o mês de agosto, com entrada franca.
Mediação
O projeto contará também com a participação do grupo Patafísica, Mediadores do Imaginário, que realizará o acompanhamento e mediação das exposições, agendadas previamente com as escolas e afins, além da realização de oficinas e outras vivências artísticas que serão divulgadas durante o decorrer do projeto.
Abrangendo as mais variadas linguagens e tipos de manifestações da arte na contemporaneidade, como pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, fotografia, vídeo, performance, entre outras, as exposições se caracterizarão justamente pela multiplicidade de formas e meios, aproximando trabalhos e artistas distintos e diversos.
Como exceção a esta prática, a Casa Paralela abrigará especificamente artistas que tem conexão com o desenho e com a HQ (História em Quadrinhos), explorando e expandindo esta prática e situando-a também nas artes visuais.
Quinta-feira
18h - Casarão 6 (praça Coronel Pedro Osório na Félix da Cunha)
Alice Monsell, Claudia Paim, Grupo Superfície, Gustavo Reginato, Ismael Monticelli, James Duarte, Vini Albernaz, Rogério Marques, Vivian Herzog.
19h30min - Malg (rua General Osório, 725)
Adriane Hernandez, André Rigatti, Chico Machado, Daniel Acosta, Grupo Superfície, Helene Sacco, Márcia Sousa, Roger Coutinho, Thiago Reis, Túlio Pinto.
21h - Largo do Mercado Público
Performance de Fernando Ribeiro
Sexta-feira
18h - A Sala (Galeria do Centro de Artes da UFPel - rua Alberto Rosa, 62)
Giovanni Bosica, Glaucis de Morais, Atelier D43, James Zortéa, Marcelo Gobatto, Ricardo Izquierdo, Thiago Guedes.
18h30min - Performance Fernando Ribeiro
19h30min - Casa Paralela (rua Uruguai, 1.577)
Fabiano Gummo, Nick Neves, Odyr Bernardi, Pedro Alice, Rafael Sica
Paradinha Gráfica Paralela
Sábado
15h - Ágape Espaço de Arte (rua Anchieta, 4.480)
Angela Pohlmann, Bethielle Kupstaitis, Cadu Peixoto, Carolina Moraes Marchese, Carla Rosane, Duda Gonçalves, Francis Silva, Kelly Wendt, Maurício Ploenals, Rogério Franck.
Parte inferior do formulário
http://www.diariopopular.com.br/imagens/cadernos/tudo/logorodape.png













Nenhum comentário:

Postar um comentário