quarta-feira, 28 de junho de 2017

2011 TriCotada, exposição coletiva na Laneira, Pelotas. "Faz de Conta: Espaço doméstico da televisão" Alice Monsell (Domesticação ambiental com desenhos do espaço doméstico da minha televisão!)

participação em exposição coletiva TriCotada 2011

Desenhos em ambientação doméstica. Os desenhos multiplos no formato de fotográfica tipicamente  encontrada em casa ou em albuns. Os desenhos em caneta esferográfica são  da série "Espaços domésticos da televisão". 


Para realizar esta série de desenhos, sentei na frente da televisão mais ou menos uma hora ou duas até que uma cena "doméstica" aparecia em telenovelas ou shows de entrevista e registrei as cenas que pareciam "casas" (registros fotográficos).  Esta série foi realizada a partir de 2010 e é discutida num texto publicado nos anais do 10o Congresso de Crítica Genética. http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/apcg/edicao10/Alice.Jean.pdf


Esta série foi a partir de observação e registro de um telenovela com atriz brasileira Fernanda Montenegro. 

As ambientações que chamou de "domesticações" foram desenvolvidos, inicialmente, a partir da minha tese de Doutorado, sob a orientação de artista e pesquisador brasileiro Prof. Dr. Hélio C.Fervenza. http://hdl.handle.net/10183/18663

O procedimento de usar pó para criar 'guardanapos' foi desenvolvido na tese e se chama "to-pó-grafia".  É um procedimento de estêncil a partir de "sobras do cotidiano" domésticas.  (Os termos "sobras do cotidiano" e to-pó-grafia" são conceitos poéticos desenvolvidos por Profa. Dra. Alice Monsell (UFPel )  e de sua autoria. 




Tambem organizada  por Prof. Dr. J. Pellegrin, esta exposição coletiva não aconteceu na antiga fábrica de massas Cotada, apesar de seu nome, mas foi transferida para a "Laneira" no bairro de Fragata, Pelotas, numa época em que "parecia" que este local seria um futuro espaço cultural da universidade. Depois, os planos para um "Espaço Cultural da UFPel" trocou de lugar e hoje está sendo desenvolvido num espaço maior, a antiga distribuidora de Brahma no Porto. Pelotas, RS. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário